Um pouco mais sobre a Depressão
Post por Lisete'Moreira. COMENTAR ou VOLTAR À PÁGINA INICIAL.





Sabe porque está deprimido?

Podemos dizer que a depressão está ligada ao sentimento de culpa do passado que armazenamos no coração, a sentimento de tristeza e melancolia, frente às dificuldades e problemas do presente e à ansiedade diante do futuro.
Poderemos até dizer que a depressão é a doença da alma.

Um grande número de doentes, quando é efectuada a pergunta "sabe porque está deprimido?", dificilmente encontram razões conscientes para esta causa.
É do conhecimento geral que o Homem actual é um ser solitário.
A família não é mais o que era, não há tempo para o diálogo, para a partilha, para o apoio.
Cria-se assim um fosso em que afasta as pessoas daquilo que as deveria unir, pois deixou de haver tempo para sorrir, para dizer quanto se amam...
No entanto, há cada vez mais pessoas a viver sozinhas sem terem com quem dialogar, partilhar as suas tristezas e alegrias; uma porque não têm família, e outras simplesmente porque a família já não tem tempo para elas! O Homem não nasceu para viver sozinho e quando partilha a vida torna-se muito mais feliz.

O afastamento da natureza também tem sido prejudicial para o ser humano. Quantas vezes conseguimos, hoje, apreciar o sol, olhar para uma flor? O sol é um grande inimigo da depressão.
Contrariamente a isto, ligamos a televisão, vemos notícias só de desgraças.

O Homem perdeu-se, não sabe quem é.

Os valores actuais deixaram de ser o Ser para passarem a ser o Ter. E, nesta corrida para o Ter muita coisa se perde.
Haverá solução?
Em primeiro lugar, é bom lembrar que para amar é preciso perdoar tudo aquilo que guardamos de mágoas no nosso coração.
É importante também ser capaz de mudar o que pode ser mudado, aceitar o que não se pode mudar e ter sabedoria para distuinguir as duas situações.
À medida que a pessoa vai-se tornando mais leve, vai "abrindo o seu coração" e vai sentindo necessidade de ser útil à sociedade, de lhe dar o seu contributo.
Se analisarmos atentamente o número de pessoas que após a reforma permanecem isoladas em casa, sem tratar dos netos, sem conviverem, podemos verificar que esse número é assustador.

A pessoa aos poucos começa a morrer, pois perdeu a motivação para a vida, acha-se inútil.

Uma pessoa que passe por fases na sua vida em que se sente triste, farta ou profundamente infeliz e que, embora habitualmente o motivo para tais sentimentos ser óbvio (uma frustração, uma desilusão, a perda de alguém importante ou de algo), nem sempre se sucede que possua depressão; podemos estar simplesmente de mau humor ou acordarmos mal dispostos ou algo semelhante, sem sabermos de facto o que se está a passar connosco.

Não esqueça que a depressão tem tratamento!