Apresentação
Post por Daniel Sousa. COMENTAR ou VOLTAR À PÁGINA INICIAL.

Antes de principiarmos o projecto a que nos dispusemos a concretizar nesta vertente informática, nada melhor do que um post inicial com uma breve apresentação e esclarecimento sobre alguns aspectos de peculiar interesse e importância.

Principiando pelas apresentações pessoais, somos um conjunto de alunos pertencentes à Escola Secundária de Lousada, todos residentes no concelho citado. Frequentamos o 12º ano no mesmo estabelecimento de ensino, sendo os nossos nomes Ana Mendonça, Armando Sousa, Carlos Pereira, Diogo Santos e Lisete Batista. Com diferentes pretensões futuras, no que ao nosso percurso académico concerne, o actual factor em comum que temos é o facto de frequentarmos o curso de ciências e tecnologias.

E como é normativo do programa nacional de 12º ano, este ano fomos introduzidos a uma nova disciplina, algo que nos levará a desenvolver um longo projecto, projecto esse que será posteriormente avaliado em diversos parâmetros, que se reflectirá numa nota final, que tão importante pode ser no nosso futuro lectivo. Falámos como é óbvio da disciplina de
Área de Projecto.

Logo no início do ano, e após sorteados os grupos, surgiu a primeira incógnita no seio do nosso ambiente laboral, que é a mais frequente, banal e previsível quando de um projecto se trata: a definição de um tema. Não obstante da definição geral escolhida previamente pela turma (Saúde e Ambiente) buscámos idealizar mentalmente algo que ao mesmo tempo que nos proporcionasse algo interessante a todos os elementos do grupo, e que contribuísse também para suprimir algo de malicioso, que a nosso ver, se encontrasse na sociedade actual. E foi nestes termos que decidimos, por unanimidade, assumir um tema que pode ser emocionalmente forte, e até difícil de se tratar, mas que necessita urgentemente de uma forte pesquisa e divulgação de resultados: os distúrbios mentais.




Após a escolha do tema e primeiros passos dados no âmbito do projecto, começamos a suspeitar da gravidade do assunto por nós escolhido, dado que pelo menos a nível regional, não eram (pelo menos a um nível de exposição pública) assim tantos os casos desta agravante no concelho. Contudo, foi após a realização de um inquérito a várias área profissionais do nosso concelho (resultados que serão posteriormente divulgados aqui no blogue) que tomámos conhecimento da dura realidade a que estávamos expostos. A verdade, é que a maioria das pessoas não está a par da hierarquia de complexidades dos distúrbios mentais. Muitas pessoas sofrem de distúrbios como a depressão sem o saberem, o que afecta não só a elas mesmas, mas assim como as que a rodeiam e interagem diariamente com ela.

E foi após a colectânea deste dados reveladores e assustadores que tomámos consciência que de facto o tema que temos em mãos é uma faca de dois gumes: para além de ser um tema difícil de abordar, do ponto de vista emocional, é algo que apesar dos mútuos esforços sociais, ainda se encontra na penumbra da maioria da população, factor esse que pretendemos rectificar.




Este blogue é então criado, como um suplemento útil ao trabalho. Aqui pretendemos estar na vanguarda da tecnologia e informação, mas também expor publicamente o nosso trabalho desenvolvido, e todas as nossas evoluções, dissertações e avaliações enquanto estudantes e cidadãos.
Esperemos então que acompanhem este nosso trabalho, e se possível, comentem e opinem relativamente às temáticas que serão futuramente expostas.

O Grupo.

Etiquetas: